top of page

Sua vida é única e seus dentes também!






Somos seres sociais e nossa face representa o nosso portal para nos relacionarmos com o mundo.


Por meio da face nos expressamos, falamos, rimos, interagimos com os outros e somos aprovados ou reprovados pela opinião alheia.


E seus dentes, ou melhor seu sorriso, fazem parte deste contexto.


E nesta vontade de nos fazer caber, nos submetemos a situações e até procedimentos estéticos que ferem nossos valores, apenas para que o mundo nos aprove.


Mas será que isso é válido?


O discurso de que a opinião dos outros não nos afeta, deve ser uma meta de vida, mas a verdade é que, principalmente no período de adolescência e da juventude na fase adulta, a vida se baseia no constante objetivo de querermos ser aprovados pelo grupo.

Mas este sentimento não é exclusividade só de adolescentes, não é verdade?


Escrevo aqui, como dentista, porque sabemos que seus dentes, ou seu sorriso, representam um peso grande neste contexto social, de auto estima e de culto à beleza. Sabemos também que dentes, são algo valioso, e se assim não o fossem, não haveriam tantas promessas de tratamentos milagrosos e muitas vezes destrutivos para seu sorriso.

E mesmo assim, os mesmos viralizam.



A mídia e a internet hoje, fazem com que o imediatismo e a facilidade em se conseguir qualquer desejo estético, torne até procedimentos médicos e odontológicos “fáceis” aos olhos de todos.


A verdade é que estes procedimentos têm evoluído muito e trazido enormes benefícios antes impensáveis para os resultados desejados na área da saúde.

Mas com este avanço veio também a " indústria da beleza” a qual não mede esforços para fazer da sua vida, de sua saude e de seus dentes, QUE SÃO ÚNICOS, uma mercadoria.


Eu particularmente sou muito a favor de procedimentos estéticos que nos deixem mais integrados e que nos fazem sentir bem, porém os mesmos devem ser indicados e planejados pelo profissional, e não pelo próprio paciente.


A odontologia é um profissão médica e deve oferecer ao seu paciente aquilo que ele de fato precisa, tanto para satisfazer seu objetivo estético como para manter de seus dentes ao longo de toda a vida, o qual deve ser o motor propulsor de todo e qualquer escolha de tratamento.


Este médico/dentista deve expor a você os “PRÓS” mas também os “CONTRAS” de cada procedimento, pois só desta forma você saberá escolher o melhor neste momento .


Afinal qualquer intervenção, restauração, resinas compostas, lentes de contato ou outros tratamentos ditos minimamente invasivos tem ganhos e perdas.


Ouvir partes negativas num contexto onde estamos encantados com com os resultados possíveis na área da estética, na área que sabemos que pode mudar nossa forma de se relacionar com o mundo, e muitas vezes mudar sua vida, é decepcionante e não gostamos de ouvir, porque estamos encantados daquele momento. e o que a internet nos mostra é exatamente o contrario, que tudo é lindo e possivel.


Muitas vezes as ilusões vêm de redes sociais (antigas revistas de moda), pela vontade ingênua da busca de uma vida imaginada e não vivida.

Mas a desilusão certamente não poupará a vida real.

Costumo dizer ironicamente que a ignorância é uma benção”.


Frase muito falada no dito popular, pois saber das coisas nos torna responsáveis por nossas escolhas.

E continuar na ignorância nos dá o poder de sempre culpar o outro.... “culpa do profissional.., culpa das redes sociais”... e por ai vai.


Escrever este texto, é uma forma simplista de tentar mostrar um mundo que começa a se abrir quando queremos ver a verdade e não apenas aquilo que gostaríamos que fosse a verdade, , pois tudo o que escrevo é um alerta para que todos nós, ao procurar um procedimento médico e odontológico de escolha, que busquemos sempre referências do profissional.

Mas esta é nossa função.


Não podemos e não devemos medir o que é um bom profissional apenas pelo número de seguidores ou da conta bancária, afinal dinheiro nunca foi medidor de qualidade e sim da capacidade empreendedora do indivíduo, o que é muito positivo, mas não é base para se executar uma boa medicina ou odontologia.


Por tudo isso que coloquei aqui, lembrem-se seu corpo não é mercadoria, e saúde não se compra, tratamentos sim.


Não seja vitima da indústria gigantesca da moda na área da saúde como já tivemos as próteses de silicone a agora as lentes de contato em resina e procedimentos faciais descontrolados.


E acredite, depois de tudo isso, ainda indico: façam seus procedimentos estéticos, mas façam com responsabilidade.


Cuidem do valor maior que há em vocês, a integridade emocional para caber num contexto que muitas vezes não é físico.


Ame-se.


Cuidem de vocês e dos seus, busquem alegria e valores profundos na vida, como família, seus "pets", seus filhos, amigos e pessoas amadas, e associe a isso tarefas que te fazem bem.

É isso.

A vida é simples (o simples nem sempre é fácil), mas nesta simplicidade , vamos buscar sempre a esperança de uma vida linda e ser feliz!

E por fim


deixe que os profissionais que estudaram tanto, ofereça

m os tratamentos para o resultado que você deseja, uma vida longeva, dentes longevos, lindos, saudáveis e então, envelhecer com saúde física e mental.


É isso que eu desejo a vocês e é isso que praticamos todo os dias na nossa clinica.




“Quando as pessoas querem o impossível, apenas os mentirosos podem satisfazê-las.” Thomas Sowell.














 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
SEUS HÁBITOS, SEU SORRISO E VOCÊ

Nossos hábitos dizem muito sobre quem nós somos. Uma sentença verdadeira mas não imutável . A ação, o fazer, contém em si um poder...

 
 
 

コメント


bottom of page