SEUS HÁBITOS, SEU SORRISO E VOCÊ
- Paula Fusetto
- 6 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
Nossos hábitos dizem muito sobre quem nós somos.
Uma sentença verdadeira mas não imutável .
A ação, o fazer, contém em si um poder realizador imenso.
Somos o resultado aquilo que fazemos cotidianamente.
Aquele que vemos todas as manhãs no espelho é um “produto” de ações que executamos todas os dias ou mesmo, o que deixamos de colocar em ação.
E nosso sorriso, nossa saúde e nossos dentes?
Como este assunto se inter-relaciona?
Bom… eles recaem sobre o mesmo contexto: HÁBITOS. Ação. Cuidar. Verbo.
Cuidar dos dentes exige hábitos construídos diariamente por nos mesmos direcionados por um profissional de qualidade e confiança que nos assista periodicamente.
Assim como o banho nos foi ensinado diariamente por nossos cuidadores, a escovação também o é.
E assim, ao longo da vida, criamos e reforçamos hábitos.
Como dentista, já atendi os mais variados tipos de personalidades e de pessoas.
A experiência de uma clinica diária por mais de 25 anos nos leva a conhecer situações e realidades particulares que enriquecem nosso conhecimento como seres humanos.
Cada um, é um universo, e falo aqui pensando no infinito que é olhar para o céu e as galáxias e pensar que pouco sabemos.
Assim é o ser humano, vemos a casca mas não sabemos a essência, ou muito menos as intimidades e particularidades de um mundo que cada um guarda para si: nossa intimidade e cotidiano.
Digo isso porque vemos muitas vezes pessoas com um aspecto de auto cuidado tão impecável e gostaríamos que seus dentes e sorriso refletissem o seu exterior.
E muitas vezes o que encontramos é uma devastação e um abismo de auto cuidado entre o que vemos por fora e com os dentes, internamente.
Isso, como dentistas, nos deixa estarrecidos e tristes em como fazer com que esta pessoa recupere ou encontre um caminho de verdadeiras ações que a levem ao constante autocuidado em saúde bucal.
Não falo aqui de tratamentos, mas de cuidados diários com escovação e limpeza do sorriso.
A falha nos bons hábitos bucais certamente decairá em doenças como as lesões de carie e as doenças da gengiva que muitas vezes irão exigir tratamentos.
E unhas? Unhas bonitas nos traz auto estima não é mesmo?
Para muitas mulheres ir na manicure, é um hábito.
Sim, nós mulheres temos o hábito de deixar nossas unhas bonitas semanalmente.
Isso é lindo e denota autocuidado, nos traz auto estima.
Mas unhas bonitas nem sempre se traduzem em perfeita higiene , concorda?
Afinal quantas vezes temos fungos e outras doenças escondidas por traz daquele esmalte lindo!
Mas estamos lá, cuidando e criando o hábito de deixá-las lindas, coloridas e aparentemente e socialmente na moda.
Tudo o que repetimos e agimos rotineiramente é um hábito.
Exige de nós a ação, o movimento e a iniciativa com o primeiro e contínuo passo, o fazer semanal, e o fazer, bem executado.
Às vezes, com as finanças capengando, vamos cuidar de nós.
Ahhh … Eu também amo fazer as unhas!
Eo que isso o tem a ver com nossos dentes?
Falo aqui das escovações diárias e a frequência ao dentista como se tem vontade de frequentar uma manicure: hábitos e rotina não é mesmo?
Mas falo aqui não de tratamentos odontológicos mas sim das consultas preventivas que deveriam ser algo inserido no nosso calendário como fazemos com nosso ginecologista, exames de rotina assim como não perdemos nossa manicure!
Pelo menos duas vezes ao ano, frequentar consultas preventivas, embora este período seja muito particular para cada indivíduo e determinado pelo seu dentista.
Ah... mas você não pode comparar manicure com dentista!
Na verdade não estou, estou comparando o hábito de autocuidado!
Você pode dizer que ir no dentista é desconfortável e na manicure não.
Exatamente pelo hábito de frequentarmos o dentista apenas para tratamentos ou emergências é que gera um desconforto.
O que mostro aqui é o hábito da consulta preventiva que faz você ganhar saúde, ganhar autoestima com seus dentes bem cuidados e ganhar motivação para sempre voltar para MANTER seus dentes bonitos e não para “perder” algo… se sentir gastando dinheiro e muitas vezes perdendo dentes.
Para você que não sabe como começar a tratar seus dentes, que não vê caminho para evoluir e se senti melhor com seu sorriso, não comece pela “manicure” comece “lavando as mãos…“ ou seja não comece pela estética, comece pelo cuidado, prevenção e consultas preventivas de limpezas especializadas, se não sabe onde, comece procurando um periodontista!
Dentes saudáveis começam com cuidados básicos e constantes, diários … com sua escovação habitual e constante, com pelo menos DOIS MINUTOS , por DUAS vezes ao dia e uso do fio dental E ESCOVAS ESPECIAIS (se for o caso) além de, não menos importante, consultas periódicas com aquela mesmo vontade que você investe anualmente na sua manicure, certamente você começará a ter VONTADE de cuidar SEMPRE dos seus dentes.
Acredite!
Nesses 25 anos vejo paciente felizes que investem em prevenção.
Pois a alegria de saber que podemos mantodos nossos dentes para sempre não tem preço, afinal UNHA cresce de novo, MAS DENTE NÃO!
Se este texto te fez refletir deixe um comentário para que eu possa também colher as suas ideias e poder me inspirar para mais, deixe aqui seu comentário
Dra Paula Fusetto
cirurgiã dentista
Reabilitadora oral e apaixonada por sorrisos
Comentarios