Como o Guided Biofilm Therapy melhora a saúde bucal e promove o bem-estar?
- Dra. Paula Fusetto

- 31 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Se o biofilme não for tratado, pode evoluir para doenças mais graves, como a periodontite, além de comprometer os tecidos bucais, aumentando o risco de doenças sistêmicas, como problemas cardiovasculares, respiratórios, artrite e diabetes.
Por isso, o Guided Biofilm Therapy (GBT) é muito benéfico para a saúde bucal e outros sistemas do organismo.
A terapia remove o biofilme completamente, evitando inflamações bucais e, consequentemente, reduzindo o risco de doenças sistêmicas.
Dentes limpos, corpo saudável – como o biofilme interage com a saúde de todo o corpo
Doenças sistêmicas
As evidências nessa área estão aumentando e sendo contínuas, então ainda não há um caminho ou solução definitiva disponível para compartilharmos com os pacientes.
O que sabemos até agora é que as bactérias presentes no biofilme oral penetram mais profundamente no corpo, e já foi demonstrada a existência de ligações entre doenças dentárias e outras condições inflamatórias ao longo do tempo. Por exemplo, estudos descobriram que o biofilme oral pode levar ao diabetes e a doenças cardiovasculares.
De fato, pelo menos 57 condições sistêmicas foram hipotetizadas como estando relacionadas à doença periodontal, embora haja vários níveis de evidência neste momento (Monsarrat et al, 2016; Winning e Linden, 2017).
Algumas das áreas de preocupação mais comumente encontradas incluem:
● Depressão
● Câncer
● Doença pulmonar
● Doença hepática
● Parto prematuro
● AVC
● Artrite reumatoide




