ODONTOLOGIA CUSTA CARO?
- Paula Fusetto
- 29 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
OU SOMOS NÓS QUE NÃO INVESTIMOS EM PREVENÇÃO?
Engana-se quem pensa que a saúde oral começa e termina pela boca e que ela se trata aparentemente de um ambiente fechado.
Especialmente falo aqui sobre os dentes e a gengiva, afinal são tecidos que caminham juntos, e por isso as infecções da boca podem e influem negativamente no organismo todo.
Explico: o sangue que passa pela boca, gengivas e dentes, é o mesmo sangue que circula pelo corpo todo. Afinal somos um corpo único e tudo é integrado.
Ele leva oxigênio e nutrientes , mas não só; leva também os microrganismos grudados na sua gengiva e dentes, pois o mesmo sangue que passa pelo coração e pulmões, passa pela sua gengiva que sangra ou dente inflamado.
As toxinas, que houverem nestes órgãos, serão transportadas para todo o seu corpo.
Estas bactérias ou microrganismos, irão circular por todo o seu corpo, e se não encontrarem qualquer desequilíbrio em nenhum órgão, serão exterminadas pelo seu próprio organismo (sábio ele, diga-se de passagem) que se encarrega de fazer uma auto regulação.
Agora, quando o numero de bactérias ou a patogenicidade ( o poder de causar doenças) das bactérias for maior do que seu organismo suportar, isto pode levar a um impacto negativo na sua saúde, e em órgãos importantes como coração e outros órgãos nobres, alem de e afetar e desequilibrar sua diabetes ou desencadear um AVC ou de outras evidencias ligadas às doenças da gengiva.
Mas e localmente, ou seja nos seus dentes e gengivas o que pode acontecer?
O biofilme como muitos não sabem é o grande causador destas doenças.
Mas infelizmente as pessoas passam fio dental ou escovam os dentes por motivos estéticos, sociais e muitas vezes apenas para "retirar os alimentos entre o dentes".
Mas sinto muito informar que, o uso do fio e da escovação com estes objetivos não irão tirar você do risco destas duas doenças bacterianas citadas acima, mesmo que diariamente.
E por isso você, que nunca recebeu uma orientação personalizada sobre sua escovação e seus riscos de problemas periodontais ou risco a carie, continuará sempre e sempre a ter problemas dentários, eternamente.
E então você culpa a odontologia por custar caro, e por deixar problemas graves aparecerem nos seus dentes levando a tratamentos complexos como tratamentos de canal, coroa e implantes, quando uma consulta especializada de prevenção e orientação de escovação iria resolver seus dentes por toda a vida!
Sim uma consulta que possa conscientizá-lo do seu problema e mostrar-lhe os risco e orientá-lo sobre isso, pode ser a sua grande mudança de vida nos que diz respeito aos cuidados com seus dentes.
Para entender como; saiba que o que tira você do risco de desenvolver estas doenças e at de perder seus dentes, é o CONTROLE DO BIOFILME.
Esse controle devemos fazer diariamente com a escovação e com uso de escovas interdentais e especiais para você além de consultas frequentes de manutenção e prevenção, estipulados pelo seu periodontista e/ou dentista de confiança, aquele que se preocupa em manter seus dentes por toda a vida.
E aqueles que tem a “sorte” de ter dentes sadios, também não devem se equivocar acreditando que estão livres de cáries e doenças periodontais, porque, ainda nos dias de hoje, estas duas juntas - cáries e periodontite, são as doenças crônicas que apresentam grande impacto de saúde pública , afetando mais de 3,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a OMS em 2022.
Por isso, enquanto tivermos dentes, termos o desafio de cuidar e mantê-los diariamente.
E então, como tornar a odontologia mais acessível??
Há um segredo?
Sim!
Participar de programas de prevenção e promoção de saúde que de fato te deixem saudáveis, afinal: gengivas saudáveis não sangram!!
texto escrito por
Paula Fusetto
cirurgiã dentista
periodontista e reabilitadora oral
Fundadora da Fusetto Odontologia
Excelente post e com muita informação necessária! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼